Blog

Realidade Aumentada + BIM

Realidade Aumentada, RA como chamaremos daqui em diante, cresceu rapidamente nos últimos anos. Com o aumento significativo da potência dos dispositivos móveis, praticamente qualquer pessoa com um smartphone pode experimentar RA sem equipamento especializado. Tanto a Apple como o Google criaram seus próprios frameworks, ARKit e ArCore, respectivamente, e começaram a oferecer produtos com chips especializados na tecnologia. RA tem valor e potencial de ser usado em variados tipos de indústrias. Um setor que se destaca por ser beneficiado é BIM – building information modeling.

BIM afeta diferentes tipos de indústria, incluindo arquitetura, engenharia e construção. Pode ser brevemente descrito como um jeito de visualizar, gerenciar e coordenar dados sobre algum tipo de projeto de construção. Imagine um modelo em escala de um prédio, mas com a habilidade de identificar cada componente, cada material e cada metro de fios elétricos.

Softwares modernos de BIM, permitem que dados sejam facilmente compartilhados entre organizações e indivíduos. Todos os envolvidos no projeto de construção, de arquitetos a engenheiros, de mestre de obras a seus trabalhadores, todos estão trabalhando no mesmo plano. Consistência é crucial para a efetivamente construir prédios e projetos de infraestrutura de larga escala. A habilidade da RA em apresentar esses dados de uma forma clara e direta faz dela uma plataforma ideal de visualização.

Nossa empresa mantem um time especialiazado de desenvolvedores de RA e VR, tanto para aplicação de dispositivos móveis, como para aplicação desktop e com óculos de alto desempenho. Já criamos aplicação para pequenos empreendedores e também para grandes empresas como a Usina Hidrelétrica de Itaipu. A única constante quando se fala em RA e VR é sua evolução que não para, sempre aumentando em qualidade e escalabilidade com o passar do tempo.

RA ainda vai aumentar mais sua importância, pois empresas como Google estão fazendo enormes investimentos na área, pois RA faz dados serem facilmente visualizados. Há valor em usar seu smartphone como uma lente de aumento e ver dados serem apresentados na sua localização. Grandes organizações estão olhando para a tecnologia e instantaneamente reconhecendo como poderia transformar seu modelo de negócio. Até empresas que são aversas a comprar tecnologia de ponta estão explorando RA.

RA está moldando como dados BIM e informações são usadas e consumidas, especialmente nas construções e manufaturas. O poder da RA irá “dar um gás” nas construções, ainda mais quando são conectadas com Internet das Coisas. Tem a capacidade de tornar os trabalhos mais seguros, mais eficientes e produtivos, e quem já utilizou a tecnologia sabe disso.

 

 

Quando se fala especificamente de BIM, há três casos que a são mais proeminentes e proveem valor às organizações: informações de manutenção em tempo real, aumento da eficiência e precisão dos projetos em campo e a fácil colaboração entre membros de projetos chaves quando estão desenhando.

Visualização de dados de manutenção em tempo real através de RA é um dos casos mais úteis. Os usuários conseguem ver paredes e identificar canos de água, fiações, componentes de ventilação e ar condicionado e muito mais. Olhar através de um visor é muito mais intuitivo do que folhas de desenho convencionais. Além do mais, esse tipo de produto permite que informações sejam atualizadas em tempo real, permitindo aos trabalhadores de manutenção ver notas e descrições detalhadas.

Outra área onde RA está ajudando a desenvolver BIM é no chão de obra de projetos que começaram a ser construídos. Com apenas um tablet ou smartphone, engenheiros, mestre de obras ou trabalhadores podem visualizar elementos do projeto sobre demanda. Isso garante colaboração entre diferentes setores, como elétrica e hidráulica podendo comunicar e colaborar efetivamente e claramente. Com BIM e aplicativos RA, questões sobre quais materiais estão sendo usados, onde, ou como algo deve ser instalado, são endereçados antes dos problemas ou conflitos surgirem.

 

 

O último elemento é a intuitividade e acessibilidade natural de visualização BIM com RA. Quando modelos BIM são renderizados nas lentes ou telas de uma aplicação, se torna um processo simples de apenas apontar o dispositivo para onde se quer inspecionar. Quando usuários estão colaborando com pessoas, clientes ou aqueles que não são necessariamente de âmbito de engenharia ou construção, esse tipo de experiencia imersiva pode ajudar a conceber conceitos que de outra forma seriam muito difíceis de expressar por formas convencionais.

RA e dados BIM juntos tem muitas outras aplicações e usos na indústria. Se você quer saber mais como esse tipo de tecnologia pode melhorar os processos de sua empresa, entre em contato com AIS Ambientes Virtuais, ficaremos felizes em lhe ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *